Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria

O Curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria confere equivalência ao 12.º ano de escolaridade sem necessidade de realizar exames nacionais, e possibilita o Acesso ao Ensino Superior.

As condições de acesso para o curso são possuir o 9.º ano ou equivalente e ter até 20 anos de idade.

* 15 Vagas

O plano curricular divide-se em três componentes:

Sociocultural – 1000 horas de formação
Científica – 500 horas de formação
Técnica – 1800 horas de formação

Divididas pelos três anos de duração do curso.

Este curso tem Estágio Integrado (Formação em Contexto de Trabalho), que é realizado em empresas do setor da área de formação, em Portugal ou no Estrangeiro, com uma carga horária mínima de 600h.

Frequência Gratuita
Subsídio de refeição – 5,20€ / dia de formação
Apoio para a compra de material escolar  –  Escalão 1: 163.00€ ano  /  Escalão 2:  82.00€ ano  /  Escalão 3:  36.75€ ano
Transporte – o valor do passe
Bolsa de profissionalização – 192.00€ no ciclo de formação
Alojamento
– 130.00€ mês

Planear, coordenar e executar as atividades de cozinhapastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
Os alunos ficam aptos a desempenhar as seguintes funções:

Armazenar e assegurar o estado das matériasprimas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria.
Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria, de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança.
Confeccionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais, sobremesas.
Confeccionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria. Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
Conceber e executar peças artísticas em pastelaria.
Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
Coordenar equipas de trabalho.
Prestar os primeiros socorros, cuidados básicos de saúde e bem estar. Controlar os custos de alimentos.
Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida. Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios

São condições de ingresso, ser detentor do 3º ciclo do ensino básico (9ºano), ou equivalente e submeter-se, quando aplicável, a um processo de orientação profissional e seleção, segundo parâmetros definidos para cada um dos cursos ministrados. Para além disso, o candidato dever ter até 20 anos de idade.

Inscreva-se Já

Avenida Cândido Madureira