No passado dia 26 de outubro, as turmas dos primeiros anos da Escola Profissional de Tomar, tiveram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito do Plano Anual de Atividades, acompanhados por um Professor da componente técnica de cada um dos Cursos ministrados: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria).
Os alunos do Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos, visitaram o Museu da Eletricidade no âmbito das disciplinas de Eletrónica e SDAC (Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores), com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos na história da eletricidade e o conhecimento acerca dos recursos energéticos, reconhecer a interação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, sensibilizar os alunos para a utilização segura e sustentável da eletricidade, mobilizar e consolidar conhecimentos acerca dos recursos energéticos, promover a educação para uma cidadania cultural e ambiental.
Durante a visita ao Museu da Eletricidade os alunos ficaram a saber que o Museu da Eletricidade, também conhecido como Central Tejo, começou a ser construído em 1913 com o objetivo de fornecer energia elétrica à cidade de Lisboa. Apesar de nos dias de hoje não ter um papel tão importante na sociedade como tinha há cem anos atrás, este museu proporciona uma oportunidade de ‘revivermos’ o funcionamento desta antiga central termoelétrica, que tinha como protagonista no seu funcionamento o carvão.
Através da visita ao Museu da Eletricidade e do Workshop realizado no final da visita os alunos tiveram a oportunidade de fazer algumas experiências práticas para produzir eletricidade, verificar a importância das energias renováveis nos dias de hoje e também a importância que, na sua altura, esta fábrica teve para a sociedade portuguesa.
A turma de Técnico de Artes Gráficas visitou o MAAT – Museu de Artes, Arquitetura e Tecnologia, edifício situado junto à Central Tejo, onde pode observar a instalação de Bill Fontana – Shadow Soundings e a exposição Tensão & Conflito. Arte em vídeo após 2008.

Os alunos do Curso de Técnico de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria, visitaram o Mercado da Ribeira no âmbito da disciplina de Serviços Específicos, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre matérias-primas e contactar com diferentes estabelecimentos de restauração e respetivas mise-en-places e iguarias.
Depois de terminada a Visita a cada um dos locais, os alunos tiveram a oportunidade de almoçar no Centro Comercial “Colombo”, e de seguida fazerem algumas compras, conviverem com os colegas e professores, contribuindo para o respeito mútuo e criação de novas amizades. Há a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores.