Decorreu uma visita de estudo ao Parque Eólico da Serra do Cume, no âmbito das disciplinas de “Sistemas Digitais e Arquiteturas de Computadores”, “Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos”, “Comunicação de Dados” e “Eletrónica Fundamental”, pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos.
No início da atividade, o Engenheiro Rui Meneses fez uma breve apresentação do Parque, mencionando a sua importância para a comunidade, a justificação da sua localização, bem como a data da sua inauguração.
Após este briefing, realizado na subestação, zona de ligação entre os aerogeradores e a rede elétrica de transporte, foram expostos conceitos como a importância da energia eólica e das energias renováveis em geral, a constituição e o funcionamento de um aerogerador, bem como as vantagens/desvantagens desta forma de energia e sua prioridade de injeção de energia na rede elétrica perante outras fontes de produção. Foram explicados os meios de transmissão/receção de dados utilizados para o controlo e otimização da energia elétrica produzida pelo Parque Eólico. Deste modo, os aerogeradores e a subestação podem ser remotamente supervisionados através de programas específicos como por exemplo o SCADA, que permite um acesso e manuseamento técnico remoto dos aerogeradores.
Ao longo da visita, foi referida e vincada a extrema importância das manutenções preventivas e corretivas de todos os equipamentos presentes na central eólica e os alunos foram colocando questões demonstrando grande interesse pelo tema exposto.