Técnico(a) de Desenho da Construção Cívil

Técnico(a) de Desenho da Construção Civil

Ler e interpretar projetos, desenhos, croquis e outras informações técnicas relativas à Construção Civil; Efetuar desenhos para a realização de projetos de obra de Construção Civil, manualmente ou com apoio informático específico; Acompanhar a preparação e execução de obras e elaborar e/ou atualizar o processo técnico de construções existentes

* 15 Vagas

O plano curricular divide-se em três componentes:

Sociocultural – 1000 horas de formação
Científica – 500 horas de formação
Técnica – 1780 horas de formação

Divididas pelos três anos de duração do curso

Este curso tem Estágio Integrado (Formação em Contexto de Trabalho), que é realizado em empresas do setor da área de formação, em Portugal ou no Estrangeiro, com uma carga horária mínima de 600h.

Frequência Gratuita
Subsídio de refeição – 5,20€ / dia de formação
Apoio para a compra de material escolar  –  Escalão 1: 163.00€ ano  /  Escalão 2:  82.00€ ano  /  Escalão 3:  36.75€ ano
Transporte – o valor do passe
Bolsa de profissionalização – 192.00€ no ciclo de formação
Alojamento
– 130.00€ mês

O Curso de Técnico(a) de Desenho da Construção Civil destina-se a formar profissionais orientados para o reforço de equipas e gabinetes de arquitetura e engenharia, ao nível de desenhos, medições e orçamentação, em acordo com a legislação, além do acompanhamento no terreno da execução de projetos de obras particulares e públicas

.

Os formandos do Curso de Técnico(a) de Desenho da Construção Civil, no final do mesmo ficam aptos a desempenhar as seguintes funções:

– Interpretar projetos, desenhos, croquis e outras informações técnicas de construção civil.

– Aplicar os métodos, os instrumentos e as técnicas de elaboração de desenhos, por processos manuais.

– Utilizar os equipamentos e as aplicações informáticas para desenho da construção civil.

– Utilizar as técnicas de realização de maquetas.

– Utilizar as técnicas de organização dos elementos escritos e desenhados dos projetos de construção civil.

– Detetar erros de cotagem, legendagem e outros elementos dos desenhos.

– Utilizar as técnicas de elaboração de projeto de alterações.

– Identificar, selecionar e aplicar os princípios, as técnicas e os instrumentos de desenho adequados ao projeto.

– Detetar em obra, desvios de execução relativamente ao projeto.

– Realizar o levantamento de construções existentes.

– Utilizar as técnicas de classificação, codificação e arquivo de elementos de projeto.

São condições de ingresso, ser detentor do 3º ciclo do ensino básico (9ºano), ou equivalente e submeter-se, quando aplicável, a um processo de orientação profissional e seleção, segundo parâmetros definidos para cada um dos cursos ministrados. Para além disso, o candidato dever ter até 20 anos de idade.

Inscreva-se Já

Avenida Cândido Madureira