A ESCOLA

História e Objetivos

A Escola Profissional de Tomar, situa-se em Tomar, na Avenida Cândido Madureira, no bonito edifício conhecido por “Casa dos Tectos”. Criada em 29 de Julho de 1993, por acordo entre Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Tomar, esta instituição forma jovens que após terem concluído o 9º ano de escolaridade procuram uma alternativa diferente para o seu percurso escolar e profissional.

Em Novembro de 1999, na sequência da alteração do quadro legal que regia o Ensino Profissional, a Escola Profissional de Tomar, passou a ser propriedade da EPT Lda, entidade então criada para o efeito e cujo capital social é detido pela Câmara Municipal de Tomar (50%), Acitofeba (16,66%), Nersant (16,66%) e Região de Turismo dos Templários (16,66%).

A filosofia de aplicação da estrutura modular, que a Escola pratica, permite adequar o processo aos diferentes ritmos de aprendizagem, às características específicas dos alunos, que variam em função não só da estrutura cognitiva, mas também dos interesses, das motivações e dos conhecimentos veiculados pela escola paralela, valorizando saberes adquiridos na Escola e fora dela.

O professor que não é o detentor de todos os saberes, assume aqui o papel do facilitador, do tutor que guia os alunos na construção e no desenvolvimento da sua formação, transformando assim o aluno no centro do processo de aprendizagem/ensino, para que adquira um conjunto alargado de competências, que são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes, que levam ao desenvolvimento de literacias múltiplas, como a leitura, a escrita, a numeracia e a utilização das tecnologias da informação e comunicação, que sedimentam alicerces para ao longo da vida, aprender a aprender e aprender fazendo.

Visão

Influenciados pelo pensamento de Albert Camus, “Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela”, surgiu a visão de “Uma Escola, Uma Oficina – para aprender a aprender e aprender fazendo”, garante de uma formação de excelência e plena empregabilidade.

Missão

Desenvolvimento da multiplicidade do ser humano: Saber Ser, O Saber Estar, o Saber Saber e o Saber Fazer, assente em três pilares essenciais da educação/formação: Conhecimento, Atitude e Comportamento e Sentido Ético.

A missão definida para a Escola, que assenta em três pilares estruturantes da educação/formação, que suportam a transmissão saberes e a defesa de valores, conducentes ao desenvolvimento da multiplicidade do ser humano, estruturando, desenvolvendo e consolidando o Saber Ser, o Saber Estar, o Saber Saber e o Saber Fazer.

A Escola Profissional de Tomar desenvolve a sua actividade no domínio da educação e formação, por forma a:

• Contribuir para a realização pessoal dos jovens;
  • Proporcionar uma preparação adequada para a vida activa;
  • A facilitar a aproximação entre a escola e o mundo do trabalho;
  • Preparar os alunos para o prosseguimento de estudos;
  • Prestar serviços educativos a comunidade;
  • Dar respostas formativas às necessidades locais inventariadas;
  • Contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da comunidade.

Pronto para começar?

Entre em contacto, ou crie uma conta

Certificações:

Co-financiado por: